O que é Mindfulness

Mindfulness | Atenção Plena

Encontrado em diversas tradições culturais e filosóficas, o conceito de Mindfulness (“Atenção Plena”) tem sido cada vez mais integrado na prática clínica contemporânea.

Mindfulness pode ser entendido como um estado mental baseado na experiência direta do momento presente, com consciência plena e atitude aberta e não-julgadora a cada instante.

O estado mental de mindfulness é uma alternativa para quem vive no “piloto automático”, é muito reativo, vive em constante burburinho mental ou lida diariamente com situações estressantes.

A eficácia e a efetividade das intervenções baseadas em Mindfulness para a promoção da saúde têm sido estudadas em diversos grupos e populações, incluindo pessoas com diagnósticos de câncer, ansiedade, depressão, dor crônica, cardiopatias e outros transtornos relacionados ao “estresse”.

As técnicas de Mindfulness também são extremamente aplicadas em pessoas consideradas saudáveis fisicamente, mas que possuem uma atividade mental intensa. Mindfulness melhora a capacidade de absorção e foco além de proporcionar melhor qualidade de vida aos praticantes.

Para “experimentar” e vivenciar o momento presente, são utilizadas práticas ou exercícios de atenção plena.

VANTAGENS DE PRATICAR MINDFULNESS

– Mindfulness aumenta a sociabilidade, criando um senso de empatia;

– Mindfulness reduz o estresse e ansiedade;

– Mindfulness treina o não apego, enfraquecendo o ego;

– Mindfulness induz a uma melhor abordagem à administração da raiva e do ressentimento;

– Mindfulness combate a perda de memória, doenças crônicas e resfriados;

– Mindfulness melhora a criatividade;

– Mindfulness ajuda a regular as emoções;

– Mindfulness melhora a vida doméstica;

– Mindfulness melhora o desempenho no trabalho;

– Mindfulness combate transtornos de estresse pós-traumático;

– Mindfulness melhora a qualidade do sono, combatendo a insônia;

– Mindfulness ajuda no controle do peso e em uma consciência de alimentação saudável;

– Mindfulness reduz o risco de episódios de depressão;

– Mindfulness melhora o foco no trabalho, na vida pessoal, nos estudos e em práticas esportivas.